O que é importante para a Equipe de Enfermagem e para o Hospital?



Com o atual momento em que vive nosso sistema de saúde, é imprescindível que a equipe de enfermagem além de conhecimento técnico que garante a continuidade da assistência, também tenha capacidade de gestão.

As instituições hospitalares sobrevivem de dinheiro! Dinheiro que é gerado pelos atendimentos, internações, procedimentos e exames!  Hospitais públicos recebem dinheiro do SUS (Governo), e Privados dos Planos de Saúde e atendimentos particulares.

A equipe de enfermagem fica dentro do hospital 24 horas por dia, e é de fundamental importância que assegurem a qualidade e quantidade dos recursos necessários em cada procedimento realizado. A definição de protocolos é essencial para minimizar recursos, pois padroniza as quantidades de materiais utilizados (agulhas, gazes, seringas, antissépticos, curativos, equipos, etc).

Minimizar recursos e prestar assistência de qualidade! Este é o ponto crucial almejado pelas instituições hospitalares.

Mas atenção Equipe de Enfermagem! De nada adianta minimizar recursos, definir protocolos se o principal fator de informação ao “faturamento” não for realizado com qualidade! Estamos falando da Anotação de Enfermagem

É através das anotações que se transforma tudo em “produto”. Ou seja, é pelas anotações, que o Hospital processa a cobrança dos serviços que foram realizados no atendimento. E se não for realizada de maneira adequada, o “faturista” não processa a cobrança corretamente e o hospital deixa de lucrar. Conseguiram entender o raciocínio?

Ao profissional enfermeiro, o conhecimento sobre gestão é fundamental para que possa desempenhar suas atividades. É do enfermeiro a responsabilidade da administração da assistência em todas as áreas de prestação de serviços desenvolvidas no Hospital.  

O enfermeiro planeja, organiza, direciona, cobra resultados e avalia os processos de trabalho que envolvem a assistência ao cliente (paciente), sempre focando na qualidade e satisfação dos serviços a eles oferecidos.
Cabe salientar que os próprios Enfermeiros, e também todos os membros da equipe de enfermagem precisam, de forma contínua, buscar conhecimentos para sustentar cientificamente a atuação gerencial no seu processo de trabalho. 

É pelo conhecimento que o profissional desenvolve competências que o torna mais seguro em suas decisões e na condução do processo de trabalho.

Mas o que é fundamental e necessário, é que os enfermeiros busquem por meio do autoconhecimento, identificar dificuldades e promover seu autodesenvolvimento.

E para as Instituições de Saúde de nada vale, se não possuírem uma equipe qualificada para realizarem o “faturamento” (cobrança adequada dos procedimentos e insumos gastos nos atendimentos). 

Na maioria das vezes, as Instituições Hospitalares não possuem essa “sincronia”Equipe de Enfermagem Qualificada e Equipe de Faturamento especializada.  E sem estes fatores, provavelmente não se obtém lucros.

Espero que tenham gostado desta reflexão.