Mulher Grávida pode Tomar Cerveja?


Ninguém sabe ao certo o quanto o consumo de álcool durante a gestação pode afetar o desenvolvimento de um bebê, por isso o Ministério da Saúde aconselha que mulheres grávidas não tomem nada de bebida alcoólica.

Médicos não aconselham o consumo de líquidos com um teor alcoólico relevante. Todos os nutrientes acabam passando para o útero e afetando diretamente no bebê. 
Grávidas que ingerem cerveja, mesmo que em pouca quantidade e com frequência extremamente baixa, devem refletir pois como qualquer alimento ingerido, os compostos da cerveja também vão para o bebê. Por isso, essa pergunta é muito do bom senso, se devem ou não ingerir bebida alcoólica. 

QUAIS SÃO OS RISCOS?

Para toda atitude errada, existe uma consequência. Nesse caso, o feto está em desenvolvimento, por isso, má formação e doenças, como síndrome alcoólica fetal, hiperatividade e problemas na fala e na linguagem, são comuns em crianças que nascem de uma mãe que consumia álcool durante a gestação.



ESTUDOS QUE COMPROVAM O RISCO

Alguns estudos realizados mostraram que quando ingerido álcool nas primeiras semanas de gravidez, ou seja, quando o feto está em formação, ocorria uma mudança no tamanho de alguns membros e diferença na face, comparado nas outras semanas. Os médicos fizeram o seguinte experimento: Juntou algumas gestantes que ingeriam bebida alcoólica em pouca quantidade, e fez fotos do bebê durante a gestação. Os resultados foram relevantes, pois com base nas fotos, era possível ver a mudança de alguns membros.

+ Atuação do Enfermeiro diante do AVC 
+ Erisipela - Sintomas, Diagnóstico e Tratamento 

MAIS DOENÇAS QUE PODEM ATINGIR O BEBÊ:
  • Malformação nos ossos da face;
  • Microcefalia;
  • Baixo peso corporal;
  • Déficit de Atenção;
  • Dificuldade na aprendizagem;
  • Malformação em coração, ossos ou rins;
  • Morte súbita.
OUTRAS ALTERNATIVAS

Similares, as cervejas com 0% teor alcoólico podem substituir as convencionais. Sabemos que parar de tomar um produto que você ingeria frequentemente é bastante complicado. Em virtude disso, algumas empresas que já produzem bebidas usuais, criaram essa nova opção.