Segundo pesquisa, Médicos aprovam usar WhatsApp no relacionamento com paciente


A pesquisa sobre o uso de novas tecnologias na medicina apresentado na capital paulista, foi encomendado pela Associação Paulista de Medicina e pela Global Summit Telemedicine & Digital Health.

A pesquisa foi feita com questionário on-line estruturado e teve 848 respostas espontâneas, e apontou que 85,02% aprovam o uso do Whattsapp e outros aplicativos de mensagem no relacionamento com seus pacientes.


Entre os profissionais que utilizam esse tipo de aplicativo, 42,7% conversam sobre dúvidas entre as consultas, 34% recebem imagens e exames dos pacientes e 23,3% disseram que ainda não o utilizam, apesar de serem favoráveis. Este tipo de relacionamento não substitui a relação médico paciente (presencial), mas é um início de uma nova tendência, a telemedicina, que deve ser utilizada com cautela.

Segundo o estudo, 72,29% concordam  que a tecnologia não vai substituir o médico, apenas substituirá o médico que não usa tecnologia. 


Prontuário online

O levantamento apontou que o prontuário eletrônico é uma tecnologia incorporada ao cotidiano dos médicos, com 76,75% de adeptos. O sistema de agendamentos de consultas e outros sistemas de gestão são opção dos 23,25% restantes. Apenas 13% disseram que não usam qualquer tipo de recurso de tecnologia da informação.

O prontuário online é importante no compartilhamento com outros profissionais de saúde, com a vantagem de ter o registro do atendimento, criando um histórico que não poderá ser alterado nem pelo médico, nem pelo paciente.

A consulta à distância ainda não tem regulamentação, porém 42,1% dos médicos são favoráveis e 57,9% disseram ser contrários. A prescrição feita à distância é defendida por 50,83% e 49,17% disseram que são contrários.

Fonte: 

Band. Médicos aprovam usar Whatsapp no relacionamento com paciente. Acesso em: https://noticias.band.uol.com.br/ciencia-e-saude/noticias/100000941570/medicos-aprovam-usar-whatsapp-no-relacionamento-com-paciente.html 04/12/2018.

R7. Médicos aprovam usar WhatsApp no relacionamento com paciente. Acesso em: https://noticias.r7.com/saude/medicos-aprovam-usar-whatsapp-no-relacionamento-com-paciente-04122018 04/12/2018.