Sinusite – Sintomas, Diagnóstico, Causas e Tratamento


A sinusite é a inflamação dos seios paranasais que produz sintomas. Entre os sinais e sintomas mais comuns estão a produção de muco nasal espesso, nariz entupido e dor na face. Entre outros possíveis sinais e sintomas estão a febre, dores de cabeça, diminuição do olfato, garganta inflamada e tosse. Pode ser secundária a uma infecção, quadro alérgico ou qualquer fator que atrapalhe a correta drenagem de secreção dos seios da face. O processo inflamatório atinge tanto a mucosa dos seios da face como a mucosa nasal, sendo o nome mais utilizado rinossinusite.



Causas
As causas mais comuns de sinusite são os distúrbios que provocam inchaço da mucosa que impedem que o muco seja drenado normalmente para o nariz. Pode ser causada por agentes infecciosos, como bactérias, fungos e vírus, quanto por fatores alérgicos. Poeira, choque térmico e cheiros ativos são listados como desencadeadores da rinopatia alérgica. Exposição a determinados agentes químicos e alterações na anatomia nasal ou dos seios da face fazem parte do outro grupo de responsáveis pela sinusite. Há ainda, casos mais raros que levam à sinusite, como a presença de um tumor.

Sinusite aguda: Trata-se de uma inflamação recente dos seios paranasais, geralmente uma complicação de um resfriado;

Sinusite crônica: Inflamação dos seios da face que dura meses ou anos.


Diagnóstico
O processo de diagnóstico se inicia e muitas vezes é suficiente com uma história clínica bem colhida, associada a um exame físico bem feito. A critério médico podem ser utilizados exames radiológicos, como o raios X de seios da face, ou seios paranasais, destacando que para melhor identificação é recomendado uma tomografia computadorizada de seios perinasais.


Tratamento de Sinusite
Alguns tratamentos são recomendados para ajudar a aliviar os sintomas da sinusite. Estes incluem:

- Solução salina (A mistura de água e sal ajuda a dissolver as secreções nasais);

- Corticoides nasais (Sprays nasais ajudam a prevenir e tratar a inflamação – ex. fluticasona, budesonida, triamcinolona, mometasona e beclometasona). 

- Corticosteroides orais ou injetáveis (são utilizados para aliviar a inflamação de sinusite com sintomas intensos, especialmente nos casos de pólipos nasais – ex. prednisona e a metilprednisolona).

- Descongestionantes;

- Antibióticos (são necessários nos casos de infecção bacteriana).
- Nos casos mais complexos, a cirurgia endoscópica pode ser uma opção.


Medicamentos mais utilizados para Sinusite
Afrin; Acetilcisteina; Amoxilina; Amoxicilina + Clavulanato de Potássio; Ampicilina Sódica; Arflex;
Astro; Avalox; Azitromicina; Bactrim; Bi Profenid; Broncho-Vaxom; Bacteracin e Bacteracin-F; Cefanaxil; Claritromicina; Clindamin-C; Ceclor; Cefaclor; Cefadroxila; Cefalexina; Cetoprofeno;
Ceftriaxona Dissódica; Ceftriaxona Sódica; Clavulin; Clindamicina; Ciprofloxacino; Hincomox; Leucogen; Levofloxacino; Nasonex; Novamox; Paracetamol Cafeina; Tylenol Sinus.
Nunca se automedique! Apenas um médico pode indicar o melhor remédio e dose para cada tratamento.